Curso Pré - Congresso
Sexta-feira - 23 DE SETEMBRO DE 2022
"O Controlo motor e o impacto das limitações sensoriais e motoras no desenvolvimento da comunicação"
Formadoras
Isabel Amaral, TF, PhD; Ana Moreira- Ft, PhD
Nesta ação de formação pretende-se analisar, com os participantes, os fatores que promovem e influenciam o desenvolvimento de interações funcionais da criança com um adequado controlo postural, pela facilitação de padrões posturais promotores do desenvolvimento e das interações das crianças, por forma a que tenham oportunidades de participação nos diferentes contextos de vida.
Esta formação tem um caracter prático onde se procura que os participantes se assumam como potenciais parceiros de modo a potenciar esse papel junto das crianças com perturbações neuromotoras.
Conteúdos
- O controlo postural versus estabilidade postural
- O controlo Postural e a influencia da visão
- O posicionamento versus variabilidade postural
- A interação em atividades privilegiadas
- Os processos de comunicação
- O raciocínio clínico aprofundado na individualidade postural e a sua influência no desenvolvimento das competências comunicacionais
Objetivos
- Avaliar e identificar as competências e as incapacidades que afetam mais significativamente a aquisição das habilidades motoras funcionais em crianças com condições neuromotoras
- Avaliar e identificar as competências e as incapacidades que afetam mais significativamente a aquisição dos processos comunicacionais em crianças com condições neuromotoras
- Priorizar as competências e as incapacidades mais significativas e desenvolver aptidões de raciocínio clínico aprofundado para a decisão dos objetivos para a intervenção
- Desenvolver um plano de intervenção para potenciar as competências e abordar as incapacidades priorizadas, de modo a atingir uma meta funcional apropriada
- Implementar um plano de intervenção para abordar estrategicamente as decisões relativas ao raciocínio clínico para a priorização da mesma intervenção
- Desenvolver habilidades de manuseio e de interação aprimoradas para lidar com as perturbações comunicacionais em crianças com condições neuromotoras.
Programa
9:00 - Controlo Motor: especificidade do controlo postural e variabilidade postural - posicionamento
10:30 - intervalo
11:00 - Interação e processos comunicativos: papel da postura e da visão nos processos de comunicação
12:30 - almoço
13:30 - Análise de casos clínicos
14:30 - Raciocínio clínico de acordo com a evidencia científica; definição de estratégias mais ajustadas a individualidade postural e comunicativa
15:45 - intervalo
16:00 - Organização de um plano de intervenção de acordo com os objetivos definidos, avaliação funcional que facilite a intervenção
17:00- Fim dos trabalhos